Natalino Salgado cumpre acordo e fará a entrega de residência universitária em abril

Estudantes que moram no Lar Universitário Rosa Amélia Gomes Bogéa, na Casa do Estudante Universitário do Maranhão – CEUMA – e no Centro Guaxenduba começarão a ser transferidos, nesta ordem, até abril, para a nova residência provisória, na Cidade Universitária do Bacanga, que abrigará os alunos assistidos pelo programa de residência universitária da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís. A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil alerta para a necessidade da atualização do cadastro e documentação, além da assinatura do termo de compromisso firmado entre estudantes e a UFMA, para a efetivação da mudança.

A decisão foi tomada em comum acordo pela comissão formada por estudantes, prefeitura do Campus e Pró-Reitoria para tratar da transferência, em reunião realizada no último dia 11 de março. Segundo a pró-reitora Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira, no momento, está sendo feito pelos próprios residentes, o levantamento dos itens de cada residência que poderão ir para o novo prédio. “A partir desse relatório, vamos analisar o quantitativo de camas, guarda-roupas e colchões em condições de uso para, então, verificar as possíveis aquisições”, explica.

A professora Cenidalva lembra ainda que aguarda, conforme também firmado na reunião, as sugestões sobre a minuta do regimento geral da residência universitária, entregue aos alunos para discussão em 27 de fevereiro. Após as considerações e parecer dos estudantes, o regimento será submetido à aprovação do Conselho Universitário. “O regimento geral, se aprovado, não excluirá o regimento interno de cada residência, não podendo haver conflito entre os textos”, esclarece a pró-reitora. A medida se faz necessária por que, até então, não existe uma unidade de normas e nomenclaturas nos regimentos das atuais residências. Somente no ano passado, 47 anos depois de sua fundação, a Universidade Federal do Maranhão institucionalizou a Casa do Estudante, com a edição da Resolução nº 192 , aprovada pelo CONSUN, no dia 13 de dezembro

Uma comitiva formada pela representação estudantil, membros da pró-reitoria e da prefeitura do campus, visitou, na semana passada, as instalações do novo prédio. Atendendo à solicitação dos estudantes, a Prefeitura da Cidade Universitária está fazendo as adequações nos banheiros, área externa e instalando divisórias nos cômodos. Os ambientes dos laboratórios serão entregues climatizados. O imóvel terá capacidade para abrigar oitenta estudantes; 42 do sexo masculino e 38 do sexo feminino.

O prefeito Guilherme Abreu diz que todas as providências para a adaptação da residência provisória foram tomadas de modo a garantir o conforto e segurança dos estudantes, até a conclusão da casa definitiva. A UFMA está cumprindo, integralmente, desse modo, a proposta do acordo, mediado pelo Ministério Público no Maranhão, em reunião ocorrida no dia 03 de dezembro passado, e reconhecido pelo coletivo dos estudantes como condição para por fim ao movimento grevista. “O projeto da residência definitiva no Bacanga está pronto e deve ser licitado até o final deste mês para darmos início às obras”, acrescenta o prefeito.

A UFMA também instalará residências estudantis nos centros do continente. As próximas casas de estudantes a serem licitadas serão às dos campus de Chapadinha e Imperatriz. A primeira disponibilizará 32 vagas e a segunda 24 vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *