Hospital Universitário da UFMA promove Dia Mundial do Rim

Um dos maiores problemas de saúde pública, a doença renal crônica acomete cerca de 500 milhões de pessoas no mundo, razão pela qual a prevenção ainda é a melhor forma de combater esse mal. Pensando nisso, a Sociedade Internacional de Nefrologia criou, em 2006, o Dia Mundial do Rim, comemorado sempre na segunda quarta-feira de março, com uma nova abordagem a cada ano.

Adotando essa prática, o Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão e a Sociedade Brasileira de Nefrologia realizarão, no dia 13 de março, o Dia Mundial do Rim em São Luís.

O evento contará com a distribuição de panfletos explicativos, alertando para os cuidados que se deve ter com os rins. Na ocasião, acontecerá a exibição de vídeos, enquanto profissionais da área prestarão atendimento ao público, em um stand montado no setor de marcação de consultas pela equipe do hospital e da Universidade Aberta do SUS UNA/SUS-UFMA.

Será uma grande oportunidade para a sociedade se ater aos principais riscos da falta de cuidados com os rins. “Um em cada dez brasileiros tem problemas renais. O rim é um órgão tão importante quanto o coração, e, portanto, deve ter a mesma atenção que este”, adverte o reitor Natalino Salgado. A preocupação do reitor é pertinente, já que sua especialidade é, justamente, a nefrologia, campo da medicina que trata das doenças renais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *