Gastão Vieira deixa o Ministério do Turismo e diz que recebeu prêmio de transparência pública da CGU

Incluir o turismo na pauta da economia brasileira, criar mais postos de trabalho, deixar pronta uma grande infraestrutura e fazer com que passagens aéreas e diárias de hotéis fossem mais acessíveis à população, foram as principais características do trabalho de Gastão Vieira (PMDB), a frente do Ministério do Turismo, o qual ele deixará de gerir esta semana. Nesta quinta-feira (6) ou sexta-feira (7), ocorre a entrega do cargo, o qual será comandado pelo senador paraibano Vital de Rêgo Filho (PMDB).

A informação foi confirmado pelo próprio Gastão, que passa os dias de carnaval, descansando com a família em São Luís. Ele aproveitou para falar de sua felicidade em terminar o seu ciclo no ministério com a realização de inúmeros feitos, inclusive no Maranhão. Segundo os dados repassados pelo até então ministro, demonstram que graças aos recursos advindos do MTur, São Luís ganhará reforço em sua infraestrutura para atrair mais turistas, mas isso não fica resumido somente na capital como ele destacou, existe um grande investimento na região do litoral oriental do estado, com a construção do terminal aeroportuário de Barreirinhas e manejo sustentável do Parque Nacional dos Lençóis, que inclui as cidades Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas.

Na capital maranhense, o destaque foi dado papa a duplicação da estrada que liga o bairro do Araçagi a cidade da Raposa, a despoluição das praias do Complexo Litorânea, a revitalização da Fábrica Santa Amélia e Palacete Gentil Braga, os quais estão sendo feitos em parceria com a Universidade Federal do Maranhão.

Porém Gastão, diz ter muito mais além, pois conseguiu dar um novo dinamismo ao turismo brasileiro. “Obtivemos conquistas fantásticas, entre elas reduzir o custo da energia para rede hoteleira, aumentar a folha de funcionários trabalhando no setor, além de oferecer qualificação a nossa população, através do Pronatec, são muitas vitórias”, enfatizou o ministro.

O peemedebista deixa a pasta para retomar suas atividades na Câmara Federal e buscar sua reeleição este ano. Ele teria o prazo até o dia 5 de abril, mas por conta da reforma administrativa anunciada pela presidente Dilma, ele entrega o cargo um mês antes do prazo final. Ele ainda aproveita para saudar o seu sucessor. “Um grande homem, estou feliz com a entrada do senador Vital de Rêgo, que também é nordestino e conhece as nossas demandas, desejo sucesso a ele”, declarou.

Sobre o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), Gastão disse não saber informar se o comunista também deixará a pasta nesses dias, afinal o pré-candidato ao governo tem liberdade de decidir quando deixará o governo Dilma, uma vez que ele está a frente de uma autarquia, a qual tem autonomia em relação ao Ministério.

Transparência

O ministro do Turismo, aproveitou para destacar o aspecto de transparência, como sua marca. Em diversas ao longo da conversa, Gastão falou que todas atividades estão disponíveis no portal da transparência do MTur, disponível no site institucional do órgão. Com orgulho, ele chega a falar que recebeu o prêmio de Transparência Pública, oferecido pela Controladoria Geral da União (CGU).

“São mais de 13 mil obras que serão entregues até 2016, em mais de 4380 cidades brasileiras e está tudo discriminado em nosso portal da transparência, qualquer cidadão pode conferir”, enfatiza.

Eleições

Já quando perguntado, sobre as discussões políticas, principalmente relacionadas a seu grupo, Gastão já muda o tom e fala com menos desenvoltura, aparentando uma postura de aguarda as definições, para ter um posicionamento mais firme, tanto que ele diz não saber se Roseana será ou não candidata a senadora, mas comenta que este é um caminho natural, para um governador que está no seu último ano de mandato.

Quanto a sua candidatura a reeleição de deputado federal, Gastão volta a tomar um tom mais amistoso e diz brincando, “tenho que cair no mato novamente, vou retomar meus contatos e sou sincero ao afirmar que não penso em candidatura ao senado, pois nem quero confundir meu eleitorado”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *