Dilma convoca cúpula do PMDB para discutir crise no domingo

Folha de São Paulo

Com a ameaça de retaliações de setores do PMDB, a presidente Dilma Rousseff convocou a cúpula do partido para discutir no domingo (9) a crise que envolve o espaço da legenda na reforma ministerial e os problemas nas alianças estaduais.

Os conflitos foram motivo de troca de farpas entre lideres dos dois partidos durante o feriado de Carnaval e aumentou dentro do PMDB a pressão por antecipar a convenção partidária para este mês, decidindo sobre o futuro da sigla nas eleições de outubro, e ainda a possibilidade de derrotas do Planalto no Congresso.

Há quem defenda que o PMDB feche o apoio nacional ao PT, mas libere os Estados. A reunião de Dilma com o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), foi confirmada nesta sexta-feira (7) durante encontro do ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) com o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), que contou ao final com a presença do chefe de gabinete da presidente, Giles Azevedo.

Na conversa, Mercadante e Raupp discutiram os problemas entre as legendas. A ideia, segundo o peemedebista, é que no domingo os dois partidos cheguem a um entendimento. Os principais focos de tensão estão nas montagens das candidaturas estaduais, especialmente no Rio e Ceará. As duas legendas só estariam juntas no Distrito Federal, no Pará, em Sergipe e no Amazonas.

O descontentamento com a reforma ministerial e com o tratamento do Planalto levou o PMDB a patrocinar a composição de um “blocão” na Câmara com oito partidos capaz de dificultar a vida do governo em votações.

Segundo Raupp, “o maior problema dentro do PMDB hoje são as alianças regionais”. “Essa ansiedade, aflição das eleições que se aproximam e os desencontros do PT e PMDB na maioria dos Estados tem que ser conversado com mais profundidade, começar a resolver essas alianças para depois começar uma convivência mais pacifica entre os dois partidos que sustentam a base do governo”, disse.

Ontem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também entrou em campo e telefonou para peemedebistas pedindo a “pacificação”. Num encontro na quarta-feira (5), Dilma e Lula discutiram as insatisfações do PMDB, principal aliado, e acertaram que não aceitariam ultimatos e que pretendiam isolar o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), que virou porta-voz dos descontentes do partido.

Raupp afirmou que “não cabe ao PMDB ficar pedindo cargos no governo”. O Planalto teria acenado com a indicação do senador Vital do Rego (PMDB-PB) para o Ministério do Turismo, que hoje está sob os cuidados de um indicado da Câmara.

“A presidente sabe o tamanho que o PMDB tem, que tem sido avalista da democracia todo o tempo, fiel da governabilidade em todos os governos nos últimos 30 anos. O PMDB tem tamanho suficiente para ser respeitado e o governo saber a importância que o PMDB tem. Não cabe a nós apontar que cargo o PMDB vai ocupar”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *