Astro de Ogum deve ser o novo presidente da Câmara de Vereadores

Ainda em novembro começou a discussão quanto a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de São Luís e naquele momento diziam que existiam quatro candidaturas, mas desde o principio tinha certeza que somente dois nomes poderiam ter força nessa corrida eleitoral. Astro de Ogum (PMN) e Honorato Fernandes (PT) eram os nomes que iriam polarizar essa disputa.

O presidente em exercício tinha larga vantagem de apoiadores, inclusive de nomes que não votaram na chapa de Isaías Pereirinha (PSL) em 2013, como o caso de Helena Duailibe (hoje na Semus) e Rose Sales (PCdoB). Do outro lado, o vereador petista reunia pelo menos oito vereadores, apesar de que sempre tinha um bom diálogo com mais de 16.

No entanto como a política é dinâmica, por conta de diversos fatores, Astro e Honorato começaram a discutir a eleição. Acertaram os pontos e deram praticamente por encerrada essa discussão, o que deve levar Astro de Ogum a condição de presidente – dono da vaga – no biênio de 2015 e 2016. Não se enganem, que o acordo foi simplesmente um gesto de cavalheiros, envolve muita coisa, desde apoio a candidatura de deputado federal do ex-líder do governo como outra série de concessões na estrutura do parlamento municipal.

Certo é que Astro conseguiu atingir seu grande objetivo, após muito tempo sendo um fiel escudeiro de Pereirinha, agora ele será presidente e o ex-penta-presidente buscará uma vaga de deputado federal.

Alguns chegam até a pensar que a vitória do vereador do PMN é uma derrota para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), mas pelo contrário Astro acabou agradando e muito a administração municipal. Para os planos de reeleição do atual chefe do executivo foi bem melhor este desfecho do que uma vitória do ex-líder, uma vez que o PT poderia ganhar força e mudar de lado as vésperas da eleição de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *