Assembleia Legislativa concede título de Cidadão Maranhense ao secretário da Fazenda, Claudio Trinchão

Em sessão solene presidida pelo deputado Eduardo Braide (PMN), realizada na manhã desta quinta-feira (20), a Assembleia outorgou o título de Cidadão Maranhense ao secretário de Estado da Fazenda, Cláudio José Trinchão Santos, natural de Salvador (BA). O deputado Afonso Manoel (PMDB) foi o autor da proposta de concessão da honraria, que foi aprovada por unanimidade pela Casa, por meio do Projeto de Resolução 722/2014.


Em seu pronunciamento, Afonso Manoel apresentou de forma resumida a trajetória de vida do homenageado, acentuando sua origem de família humilde, pois é filho de professora da rede pública, foi aluno de escolas públicas e obteve sua primeira graduação em Engenharia Civil e depois em Direito. Depois fez pós-graduação em Contabilidade Prática Avançada, Administração Tributária e Direito Tributário.

Segundo Afonso Manoel, Cláudio Trinchão chegou ao Maranhão em 1997, para assumir o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão, conquistado por meio de concurso público. “Na secretaria da Fazenda, Cláudio Trinchão exerceu cargo de Diretor de Posto Fiscal Especial, Delegado Regional, Gestor de Célula e, em 2009, assumiu o cargo de Secretário de Estado da Fazenda”, acrescentou.

Afonso Manoel enfatizou a brilhante carreira de Cláudio Trinchão, na área Tributária, que, segundo ele, orgulha todos os maranhenses, como, por exemplo, sua eleição, em 2010, como membro e representante dos Estados no Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) e, em 2011, como Coordenador dos Secretários de Fazenda do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), para o qual foi reeleito, em 2012, e também o de presidente do Instituto de Estudos Fiscais dos Estados (IEFEBRASIL).

Diante da presença de muitos familiares, amigos e colegas de trabalho, Cláudio Trinchão agradeceu penhoradamente a Assembleia pela outorga de tão importante honraria e declarou seu amor pelo Maranhão, destacando as ricas e contagiantes manifestações folclóricas maranhenses. “Inicialmente, apaixonei-me pelo Maranhão, hoje, o amo e devo a família que tenho a ele, pois foi quando estive trabalhando em Timon que conheci minha esposa, que é piauiense”, revelou emocionado.

Cláudio Trinchão, que também é presidente do Diretório Estadual do Partido Democrático Social (PSD) no Maranhão, enfatizou os avanços alcançados durante sua gestão como, por exemplo, a melhoria salarial dos servidores, a reestruturação da secretaria, o crescimento da arrecadação e a melhoria da prestação de serviço. “Só foi possível esses avanços porque conquistamos credibilidade pela competência do trabalho da equipe da secretaria. Esse título é extensivo a todos os nossos servidores, que muito contribuíram para isso”, observou.

“Só saio do Maranhão na alça do Caixão”, disse o secretário de Estado da Fazenda, agradecendo imensamente a todos os deputados pela concessão do Título de Cidadão Maranhense.

“Esse título é extensivo a todos os servidores da secretaria de Estado da Fazenda. A outorga desse título é um ato de muita justiça desta Casa. Agora, Cláudio Trinchão é cidadão maranhense tanto de fato como de direito”, afirmou o deputado Eduardo Braide.

Prestigiaram a sessão Solene os deputados Manoel Ribeiro (PTB), Rigo Teles (PV), Carlinhos Florêncio (PHS) e Roberto Costa (PMDB), familiares, colegas e servidores da SEFAZ, assim como o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Maranhão, Magno Vasconcelos, e do Sindicato do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Fazenda Estadual (SINTAF), José Oliveira Ataídes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *