A força do PT nas eleições deste ano

Se engana quem pensa que a força do PT maranhense está resumida ao tempo de televisão e aos nomes da presidente Dilma, e do ex-presidente Lula.  O Partido dos Trabalhadores apresenta bons quadros e reais condições de eleger uma forte bancada, tanto na Assembleia Legislativa como na Câmara Federal. A legenda vem aos poucos renovando seus quadros, formando novas lideranças e membros antigos mantém sua expressividade.
Zé Inácio o mais cotado
para se eleger deputado
estadual pelo PT
Hoje a sigla da presidente Dilma, ocupa três secretarias no governo estadual, desta para Ciência e Tecnologia, comandada pelo técnico José Costa. O trabalho desenvolvido pelo petista vem ganhando destaque e ele já é considerado um forte nome para assumir a secretaria de Educação, após o período de desincompatibilização ou em um eventual governo de Luís Fernando (PMDB), caso ele não venha ser vice do peemedebista.
Na disputa para Assembleia Legislativa, o partido tem pelo menos seis fortes candidatos para garantir uma vaga. Internamente membros do PT dizem que o favorito é Zé Inácio, o superintendente do Incra no Maranhão, inclusive é tido como prioridade da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), que é a mesma do presidente Raimundo Monteiro.
Yglésio Moyses, considerado o melhor
nome da legenda no momento
Outro nome muito falado é o de Yglésio Moyses, o qual é considerado por alguns como o melhor candidato do Partido dos Trabalhadores. O ex-diretor do Socorrão I, surpreendeu algumas alas petistas que acreditavam em uma votação pífia para vereador. Para a vaga de deputado estadual, dirigentes acreditam que ele pode novamente surpreender e ser um dos novos representantes da sigla no parlamento estadual.
Além dessas duas novidades, a deputada estadual Francisco Primo buscará manter seu mandato. E nomes já conhecidos da população como Fernando Silva, Nonato Chocolate, Américo Neto e Valdinar Barros. Com estes nomes e mais uma infinidade de candidatos que tem uma votação na faixa de até 5 mil votos, o PT deve eleger três deputados estaduais, correndo o risco de fazer quatro.
Honorato Fernandes mostra habilidade
de articulação política e pode ser
a grande liderança da legenda, após as eleições
Já para a Câmara Federal, a disputa deve ser mais acirrada. Zé Carlos é o candidato favorito para garantir a vaga, no entanto Honorato Fernandes vem surgindo com muita força, além de ter sido também escolhido como a prioridade da CNB.
O vereador terá estrutura e praticamente metade do partido envolvido em sua campanha. Se mostrando um bom articulador, ele já garantiu alguns vereadores em torno de sua candidatura e irá fazer parceria com diversos candidatos a deputado estadual, inclusive nomes fortes do PMDB.
Ney Jefferson tem trabalho destacado a
frente do MDA
Quem corre por fora são Fábio Gondim, secretário de Gestão e Previdência e o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ney Jefferson. Nesta disputa, a conta real é de um candidato eleito, mas uma segunda vaga pode ser buscada dependendo do desempenho das candidaturas.
Vale lembrar que o voto de legenda é uma força extra que o PT. Na eleição de 2010, o partido garantiu mais de 70 mil votos destinados de forma exclusiva ao partido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *