Secretária Helena Duailibe promove melhorias no atendimento do Socorrão II

Corredor do Socorrão II: antes tinham
macas, hoje está vazio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou a implantação de uma série de medidas visando desafogar a rede de urgência e emergência. A primeira mudança já está sendo operacionalizada no Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II), que iniciou a desativação do setor pediátrico, cujo atendimento será redirecionado para os Hospitais da Criança e Santa Casa.

De acordo com a Semus, o espaço estava sendo subutilizado, pois a média mensal de atendimento clínico era de 300 pacientes e apenas cinco cirurgias.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que as mudanças integram o conjunto de ações orientadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior para assegurar atendimento mais humanizado à população que busca a unidade de Saúde. Além disso, a maior parte dos atendimentos de urgência a crianças traumatizadas são feitos no Socorrão I, por isso, a Semus decidiu fechar a pediatria do Socorrão II e referenciar essa demanda para o Hospital da Criança e Santa Casa, uma vez que o convênio com esta unidade de saúde foi retomado.

“Já transferimos as crianças que estavam no Socorrão II e elas estão tendo toda a assistência em outros hospitais, mas é importante ressaltar que não vamos deixar de atender totalmente às urgências pediátricas, no Clementino Moura. Todas as crianças que lá chegarem vão receber o primeiro atendimento, passar por uma classificação de risco e, em seguida, serão encaminhadas para o local onde melhor possam ser atendidas”, explica a secretária.

Com a mudança, a ala da pediatra do Socorrão II será transformada em urgência traumatológica para reforçar a oferta de leitos do Hospital. Outra ação anunciada pela Prefeitura na área da saúde é resultado da parceria com o Hospital Universitário (HUUFMA), onde todos os sábados serão realizadas 10 cirurgias de pacientes traumatizados que estejam internados no Socorrão II à espera desse procedimento.

“Começa a partir deste final de semana e será uma rotina importante para esvaziar os corredores dos hospitais de urgência e diminuir o tempo de espera do paciente por uma cirurgia. Estamos confiantes que essas medidas vão impactar na qualidade da assistência à saúde e dar mais resolutividade e eficiência ao atendimento prestado pela Prefeitura de São Luís à população”, finaliza a secretária.

3 thoughts on “Secretária Helena Duailibe promove melhorias no atendimento do Socorrão II

  1. Isso só mostra q Edivaldo Holanda Jr acertou mais uma vez na escolha e na troca. Os pacientes q estavam sofrendo nos corredores dos socorrões serão atendidos mais dignamente. Helena já chegou mostrando a q veio. Boa sorte para toda gestão.

  2. Essas medidas emergenciais que contornaram uma situação que a pouco tempo parecia “impossível” pois não é uma realidade apenas de São Luís, mas do país, nos leva ao seguinte questionamento: O que falta para nossos gestores é competência ou vontade de fazer?! Parabéns Dra. Helena a população de São Luís agradece e espera por mais melhorias.
    Alex Ribeiro

  3. Essas medidas emergenciais que contornaram uma situação que a pouco tempo parecia “impossível” pois não é uma realidade apenas de São Luís, mas do país, nos leva ao seguinte questionamento: O que falta para nossos gestores é competência ou vontade de fazer?! Parabéns Dra. Helena a população de São Luís agradece e espera por mais melhorias.
    Alex Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *