Diretor do Socorrão I já está com sua exoneração pronta e substituto já foi escolhido

Podem ser questões de horas ou apenas mais alguns dias para o prefeito anunciar a exoneração de Érico Cantanhede, diretor do Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I. Sabedor de sua situação e consciente de que não há nada mais o que fazer para se segurar no cargo, Cantanhede já ligou para os fornecedores mais próximos, que deixará o cargo nesta sexta-feira (27), ou seja, amanhã. Um dos seus adjuntos, o diretor Administrativo e Financeiro, o técnico em ensino fundamental, Zé Luís, entrou com pedido de aposentadoria esta semana, temendo voltar a ocupar o cargo de maqueiro ou auxiliar de serviços gerais, o qual originalmente está nomeado, com a entrada do novo diretor.
Érico Cantanhede e Zé Luís, compassas no Socorrão I, já tem
conhecimento de suas exonerações. O médico já comunicou
aos fornecedores que será exonerado e o técnico em ensino
fundamental já entrou com o pedido de aposentadoria
Para o lugar de Érico, assumirá o também médico Francisco William Oliveira, mais conhecido como Dr William. Ele já foi diretor do Socorrão I na gestão do ex-prefeitos Tadeu Palácio (PPS) e João Castelo (PSDB), mas no inicio da gestão do tucano, acabou sendo substituído pela médica, Josélia Sousa. William já esteve reunido com o prefeito esta semana e inclusive já foi apresentada a alguns funcionários do hospital.
Com essa substituição, chega ao fim, uma das piores e mais desastrosas administrações que o Socorrão I já teve. Érico Cantanhede nunca demonstrou ter a menor capacidade de gerir algo, gestor irresponsável abandonava o hospital para dar seus plantões no município de Peritoró; autoritário, perseguia os funcionários; fora uma série de irregularidades que ele é apontado de estar cometendo. É necessário lembrar, que ele está investigado pelo Ministério Público, por ato de improbidade administrativo e esta investigação não será encerrada com a sua saída.
Para entender um pouco a escolha do médico para ocupar o cargo e permanecer por um bom tempo, faz-se necessário recordar, que Érico Cantanhede ascendeu ao cargo, após uma articulação do presidente do Conselho Regional de Medicina, Abdon Murad (PMN), que para evitar concorrência na eleição da entidade, indicou a Edivaldo Holanda Júnior (PTC), o nome de Érico para ser o substituto do polêmico diretor Yglésio Moyses (PT). Na época Cantanhede, colocaria uma chapa na eleição do CRM para ser adversário de Abdon, que já está a frente da entidade, por quase 20 anos.
Logo após a nomeação de Érico Cantanhede, a cúpula da prefeitura percebeu que tinha feito uma grande besteira, afinal o primeiro ato do médico, foi promover um abraço de funcionários em torno do Socorrão I, por conta de sua nomeação e exoneração do seu antecessor. Isto gerou uma grande polêmica, o que levou o gestor do hospital, levar uma grande repreendida do secretário de Comunicação, Márcio Jerry (PCdoB).
Inicialmente pensou-se logo na substituição imediata, mas temendo um desgaste midiático e político, a administração municipal preferiu bancar Érico Cantanhede. Nomes como o do ex-diretor de Administração e Finanças, Marcelo Rosa (PCdoB), chegou a ser cotado para ocupar o cargo, mas por conta de uma pressão da classe médica, não permitiram que o farmacêutico assumisse. 
Com o passar do tempo, a situação do principal hospital de urgência e emergência do estado, só foi piorando. Paralisações de funcionários ocorreram, desvio de conduta dos diretores foram denunciadas, inclusive ao Ministério Público.
O Socorrão I inclusive chegou a perder atendimento. Em recente relatório apresentado pelo próprio Érico Cantanhede a secretaria municipal de Saúde, o número de pacientes atendidos no primeiro semestre de 2013, chega a ser duas vezes maior do que o segundo semestre do mesmo ano, período este que já é de responsabilidade do atual diretor.
Érico também será conhecido como o diretor que menos durou no cargo, apenas 6 meses. A escolha de um novo nome pode colocar de volta ao rumo certo, o principal hospital público que a população de São Luís e todo Maranhão tem acesso.

2 thoughts on “Diretor do Socorrão I já está com sua exoneração pronta e substituto já foi escolhido

  1. Todo a apoio quando o prefeito faz qualquer tipo de mudança de secretárioa ou mesmo de diretores, que quem lá que seja, pois se não está rendendo melhorias para a população tem que se mudar mesmo!!!Tenho certeza que o Edivaldo Júnior faz trocas é para melhorias ao povo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *