Dezenas de alunos do Maranhão Profissional – Etapa Pré-Vestibular foram aprovados no Enem






Mais de setenta alunos atendidos pelo Programa Maranhão Profissional – Etapa Pré-Vestibular foram aprovados na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013). Os alunos maranhenses irão ingressar em universidades e faculdades no Maranhão e outros estados. O estudante Guilherme Portilho Ribeiro, natural de Carolina é um desses jovens. Ele vai cursar Engenharia Aeroespacial, na Universidade de Brasília (Unb). “É a realização de um sonho pra mim. Sem o pré-vestibular da Univima seria bem difícil. Lá eu tive uma base boa, bons professores e material didático atualizado. Nossos exercícios eram no contexto das provas do Enem. Isso ajudou muito”, comentou.

O pré-vestibular da Univima foi criado agosto de 2012 e é desenvolvido pela Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e pela Universidade Virtual do Maranhão (Univima), com parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O programa tem como objetivo contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. “Este quantitativo expressivo de aprovação no Enem é uma conquista de todos nós. Trata-se de uma demonstração clara que estamos no caminho certo. Por isso, é uma determinação da governadora Roseana que todos os esforços para melhoria do programa sejam tomados. Estamos ampliando nossa rede de profissionais, espaços físicos e aperfeiçoando, cada vez mais, o suporte técnico, para que de fato, os nossos jovens possam ser protagonistas de suas histórias”, frisou o secretário e reitor da Univima, José Costa.

As aulas do Pré-Vestibular são realizadas na modalidade ensino à distância (Ead), através de videoconferência e apoio de mídia eletrônica, nos turnos matutino e noturno. O curso tem duração média de sete meses e são oferecidas aulas de onze disciplinas (Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Inglês, Filosofia e Sociologia). Até setembro, o Pré-Vestibular esteve presente em 68 municípios, com 105 salas de aulas e atendendo 14.000 alunos.

Para Nelma Portilho Ribeiro, mãe do estudante Guilherme Portilho, o pré-vestibular da Univima facilita o acesso dos jovens maranhenses ao ensino superior. “Aqui no interior não existem esses tipos de cursos, por isso, eu agradeço a oportunidade que tivemos de colocar os nossos filhos no curso pré-vestibular. Os jovens do interior começam a acreditar no seu potencial”, destacou Nelma.

Parceiros
O sucesso do Programa Maranhão Profissional também se deve ao apoio dos parceiros, que procuram a Univima no objetivo de levar às comunidades seus benefícios. O Centro Educacional e Profissional do Coroadinho (Cepec) é uma das entidades que qualificam os trabalhos desenvolvidos pela Universidade Virtual do Maranhão. “Somos parceiros da Univima desde 2011, com cursos de capacitação profissional. Agora, estamos mais otimistas com a implantação do curso pré-vestibular. Na área do Coroadinho não temos nenhum curso com este foco. Estimamos que a nossa demanda inicial será de 500 jovens, pois, a procura aqui tem sido grande”, declarou a diretora do Cepec, Ana Maria Frazão.

Expansão e Interatividade

O programa está em fase de expansão. Em 2014, o número de vagas deve aumentar, assim como o número de municípios que participam do programa. “Após o término das aulas, em outubro, houve um acréscimo de municípios atendidos. Atualmente, o pré-vestibular está implantado em 120 municípios com cerca de 125 pólos para atendimento na 1ª etapa de 2014, a nossa previsão é de implantação gradual em 100% dos municípios maranhenses”, anunciou a Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica da Univima, Sônia Maciel.

O edital de seletivo dos alunos para a 1ª fase de 2014 do pré-vestibular está em fase de elaboração e devem ser oferecidas 25 mil vagas. “Nosso aluno também, pode a qualquer tempo acessar as aulas no Sistema Acadêmico da Univima, para tirar dúvidas, por exemplo”, explicou Marise Carvalho, vice-reitora da Univima. “O nosso edital deve estar disponível já na segunda quinzena de fevereiro e o início das aulas está previsto para o mês de abril”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *