Ciclista fecham avenida Rei de França exigindo liberação de ciclovias

Na noite desta sexta-feira (31), por volta das 20h, dezenas de ciclistas interditaram por alguns minutos a avenida São Luís Rei de França, no Turu. O protesto pacífico faz parte de um movimento mundial chamado de “Bicicletada” e em São Luís teve o objetivo de sensibilizar motoristas e clientes de restaurantes e lanchonetes para que não usem a ciclovia como estacionamento.

“Chamar atenção da população para melhores condições de ciclomobilidade que é o uso de bicicletas no espaço urbano”, explica o participante do movimento Irinaldo Lopes Sobrinho, que além de ciclista é professor da rede pública estadual e defende na próxima semana uma dissertação de mestrado na Universidade Federal do Maranhão sobre o uso da bicicleta como meio de transporte.

Segundo o cicloativista e pesquisador, a avenida Rei de França foi escolhida por conta do “processo de usurpação das vias de acesso dos ciclistas por automóveis”. Cada vez mais comum, nas avenidas de São Luís, mesas e automóveis estão ocupando o lugar que é destinado a pedestres e ciclistas. Além disso, o movimento cobra das autoridades a manutenção da via de ciclistas e pedestres que não acontece há mais de 11 anos, segundo ele.

Para ele, o próximo passo do movimento é encaminhar propostas para a sociedade e Poder Público, principalmente no que diz respeito as recentes mortes de ciclistas por atropelamento na cidade. “Só no mês de janeiro tivemos três mortes de ciclistas no trânsito. Em 2011 foram 73 ciclistas mortos no Maranhão e isso é algo grave por que temos uma cidade que não está oferecendo condições as pessoas de transitarem sem serem ameaçados em sua integridade física”, conta.

A Bicicletada agregou em torno de 10 dos aproximadamente 15 grupos de ciclistas da Ilha de São Luís. Marlon Cardoso que participa dos Desbravadores Bikes conta que a mobilização tem acontecido através da internet: “Depois dos últimos acidentes com ciclistas nós conseguimos através da internet reunir os grupos que pedalam nos vários cantos da cidade”. Segundo a avaliação de Marlon que também coordena o Forum de Bicicletas de São Luís, a manifestação foi positiva, “apesar dos percalços.”, frisa o ciclista referindo-se a atitudes de um motorista de ônibus que subiu na ciclovia tentando fugir do bloqueio e um piloto de moto que bateu na bicicleta de um dos manifestantes.

Já Nilton César, 40 anos, que trabalha com serviços gerais e usa a bicicleta como principal meio de transporte, no roteiro que vai do João Paulo ao Calhau diariamente, participou do movimento pela primeira vez e disse ter gostado muito da ação dos ciclistas. Seu plano agora é se engajar na mobilização e fazer novos amigos: “É bom, a gente faz amizades”, avalia.

A Bicicletada é um evento mundial e acontece na última sexta-feira de cada mês às 19h. Em São Luís, a primeira edição do movimento aconteceu em dezembro de 2011. Na internet é possível encontrar a página da Bicicletada https://www.facebook.com/groups/167722393303595/?fref=ts e do Forum de Bicicletas de São Luís https://www.facebook.com/pages/F%C3%B3rum-de-Bicicletas-S%C3%A3o-Luis/653608221347035?fref=ts

A próxima mobilização, já tem data marcada e roteiro definido, será no próximo dia 21 de fevereiro e partirá da Praça Deodoro, em frente a Biblioteca Pública e seguirá pelas principais avenidas de cidade até a praça da Cohab, conhecida como “Rodão”, tradicional ponto de encontro de ciclistas de Ilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *