Intervenção nacional pode ser a saída para o PT no Maranhão

Blog do Ed Wilson – Com edições

A direção nacional do PT já pensa em uma saída à francesa para acolher o pedido de José Sarney (PMDB) na eleição para o governo do Maranhão, em 2014.

Sarney exigiu de Lula e Dilma que o PT maranhense apoie a candidatura de Luis Fernando Silva (PMDB) ao governo. O martelo está quase batido, restando apenas resolver o impasse da eleição para o diretório estadual.

Dois dois candidatos ao comando do diretório, Raimundo Monteiro, aliado dos Sarney, declarou-se presidente eleito após uma apuração paralela que ninguém viu.

Henrique Souza, candidato da oposição, realizou o segundo turno e divulgou o resultado como vitorioso. Souza vai apelar ao diretório nacional e até ao congresso petista – instância máxima do partido de Lula – para que seja reconhecido como presidente.
Para não provocar o escândalo de nomear Monteiro à revelia da comissão eleitoral, o pessoal de Lula e Zé Dirceu bolou uma intervenção disfarçada.

O diretório nacional vai fazer ouvidos de mercador sobre o litígio do PT maranhense e bater o martelo da seguinte maneira: a presidência não fica com Henrique nem com Monteiro.

Será nomeada uma comissão provisória até a eleição de 2014 e depois disso ocorrerá um novo PED (Processo de Eleição Direta), extraordinário.

Sarney já delegou ao ex-vice-governador Washington Oliveira a missão de indicar um interventor que conduza a aliança entre o PT e o PMDB no Maranhão.

FILME REPETIDO

Em março de 2010 o encontro de tática eleitoral do PT maranhense decidiu fazer aliança com o PCdoB, na chapa liderada por Flavio Dino, candidato ao governo do Maranhão.

A direção nacional anulou o encontro e obrigou o partido a apoiar Roseana Sarney (PMDB).

Em 2014 pode haver reprise. Só que dessa vez nem precisa realizar encontro para perder tempo com debates. A intervenção virá ainda em 2013.

Vamos esperar e conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *