Eleição da Apruma sem representatividade, confirma aparelhamento da entidade por parte do PSOL e PSTU

Professores ligados ao PSOL e PSTU que já aparelham a Associação dos Professores da UFMA, realizaram as pressas a eleição da nova diretoria e elegeram em chapa única, o dr Antônio Gonçalves, pré-candidato a governador pelo PSOL, para ser presidente da entidade pelo próximo biênio 2013-2015.
Antônio Gonçalves faz parte de acordo entre PSOL e PSTU que mantém a intenção de aparelhar a entidade universitária
A eleição que ocorreu no último dia 18 de dezembro teve uma participação pífia dos associados. Terminada a apuração das eleições, a Chapa 1, única inscrita, obteve 183 votos (95,8%) e os votos em brancos somaram apenas 9. Segundo a comissão eleitoral composta por Welbson Madeira, Bartolomeu Mendonça e Carlos Augusto, a eleição teve validade por ter atingido o quórum regimental. Vale lembrar que Welbson Madeira foi candidato a prefeito de São Luís pelo PSTU em 2008 e também é defensor da manutenção de uma diretoria ligada ao PSOL e PSTU.
No total foram apenas 192 votantes de um universos de mais de 1000 professores associados, o que significa que menos de 20% compareceram as urnas, o que não representa nem de longe a vontade da maioria dos docentes da Universidade Federal do Maranhão.
Alguns professores revoltados, que preferem não se identificar, dizem que o edital foi lançado “as escondidas” e não houve nenhuma divulgação do processo eleitoral. Docentes que fizeram essas reclamações pretendem entrar na Justiça e anula a eleição da APRUMA, que só visa beneficiar a candidatura de Antônio Gonçalves ao governo do Maranhão, além de garantir poder político para os partidos PSTU e PSOL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *