“É muito importante que o PSDB esteja conosco”, afirma Flávio Dino

O destaque era para ser o PDT, mas o pré-candidato ao governo Flávio Dino (PCdoB) em conversa com este jornalista, voltou a falar sobre a participação dos tucanos em sua chapa em 2014. “Quero reiterar o meu convite ao PSDB é muito importante que o PSDB esteja conosco”, enfatizou.
Flávio Dino participou do Encontro do PDT, mas ele quer mesmo
é o apoio do PSDB
A frase do presidente da Embratur surge em meio a um turbilhão de indefinições quanto a composição de sua chapa majoritária, especialmente em se tratando da vaga de vice que é alvo de disputa intensa nos bastidores, entre o PDT e o PSDB. Lideranças dos dois partidos alertam que a declaração de apoio está condicionado ao espaço na disputa de vice-governador, uma vez que a vaga do Senado está praticamente fechada para o PSB, que irá indicar Roberto Rocha.
No inicio de novembro a deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB) informou com exclusividade a este jornalista também que Flávio Dino já teria oferecido ao partido espaço na chapa majoritária, mas que os tucanos ainda não tinham fechado qualquer decisão.
Essa postura é confirmada pelo presidente Carlos Brandão, que reiterada as vezes falou que agora a negociação será retomada apenas em 2014, pois “existem uma série de questões a serem avaliadas”, uma delas seria o palanque para Aécio Neves e como o PC do B retomou as negociações com o PT, os tucanos iriam esperar essa definição para voltarem a discutir apoios.
Flávio adota a postura de quanto mais, melhor. Por isso não entende que possa haver um choque com a entrada de PT e outros partidos em sua composição, inclusive ele não acredita que vá existir algum racha, após a montagem da chapa majoritária. “A questão de espaço será decidida entre nós com muita calma, um processo normal e democrático, entre os partidos, não vai haver imposição minha”, argumenta.
O presidente da Embratur marca para março o inicio das discussões, as quais devem ser encerradas somente no dia 30 de junho, prazo final para realização das convenções partidárias que vão definir as candidaturas para as vagas de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual.
“Nós estamos conversando um calendário a partir de março para definição das chapas e coligações. O calendário eleitoral vai até o dia 30 de junho, temos esse prazo, até lá vamos conversando e fortalecendo o nosso movimento político”, conta.
Julião Amim, presidente do PDT, toma um tom mais ponderado na discussão da vaga e diz que o partido irá continuar “insistindo no cargo de vice-governador”, afinal “o melhor nome para vice quem pode indicar é o PDT, por sua história e pelo legado do ex-governador Jackson Lago”, explica. Ele ainda completa: “Nós vamos convencer que o melhor nome é o do PDT”.
Enquanto isso, Flávio deixa claro que “a participação do PSDB dependerá do próprio PSDB, que ainda não decidiu, eu estou fazendo o meu papel que é o convite ao PSDB”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *