Após negociação, reitoria da UFMA vai anunciar construção de moradia estudantil dentro do Campus

Após muito diálogo, entre a administração superior e a classe estudantil, chegou-se a decisão que será construído um espaço destinado a moradia dos universitários dentro do Campus do Bacanga. A iniciativa será anunciada logo mais, às 17h, pelo reitor Natalino Salgado através de coletiva a ser realizada no Palácio Cristo Rei.

Na noite de ontem (02), mais de 80 estudantes estiveram reunidos com representantes da reitoria, além do próprio Natalino Salgado. Na discussão uma tentativa de chegar a um acordo sobre a residência estudantil.

Foi constatado que a antiga administração da universidade, no caso o ex-reitor Fernando Ramos não agiu com responsabilidade e com isso iniciou uma obra no Campus sem que esta tenha passado pelos tramites legais dentro dos espaços deliberativos e dos conselhos superiores da universidade o que levou ao arquivamento do Processo pelo Ministério Publico Federal, o que imputa em crime e processo administrativo quanto ao uso do referido imóvel devido a questões de uso e/ou destinação do mesmo.
Desta forma ficou acertado que Natalino deverá iniciar uma nova fase nesse momento e construir de forma legal uma moradia no campus, encaminhando assim aos conselhos da referida universidade.

Enquanto a obra não ficar pronta, será feito o recadastramento de estudantes que necessitam das residências, os quais irão residir em casas alugadas pela administração superior.

Natalino Salgado diz que essa é uma proposta coerente de acordo com o que a sua administração preconiza. Prezando pela transparência pública e inclusão social, tanto que desde que assumiu a reitoria da UFMA, a instituição passou de 12 mil para 24 mil estudantes presenciais, ou seja, o dobro em apenas 6 anos.

O reitor da UFMA, que também é médico, também esteve visitando novamente o estudante Josemiro, que continua internado no Hospital Universitário.
Vale lembrar que o Diretório Central dos Estudantes da UFMA se mostrou intransigente a qualquer negociação com o reitor e não participou da reunião. Diversos Centros Acadêmicos estiveram representados na reunião entre eles o Direito, que foi o primeiro a iniciar as negociações, desde às 12h de segunda-feira (02).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *