Acontece nesta terça-feira (19), a audiência pública que irá discutir o sistema de saúde municipal, proposta pela vereadora Rose Sales (PC do B). Existe um grande suspense, quanto a participação do principal convidado, o secretário César Felix, até o começo da noite de segunda-feira (18), sua assessoria não sabia informar sobre a sua participação na sessão da Câmara de Vereadores.

Caso César decida ir ao parlamento, o que ele dirá? Quais foram os avanços na saúde nos últimos cinco meses desde que ele está no cargo? Seria injusto cobrar resultados do secretário que tem pouco mais de 5 meses a frente do posto?

Talvez sim, talvez não. Mas de fato o que César Félix tem a falar, todo mundo já sabe. São apenas promessas de melhorias, pois quem vive a saúde de São Luís, sabe que não existe nenhum avanço. Os Socorrões I e II continuam abarrotados de pacientes pelos corredores, ainda mais pelo fato que seus diretores se dividem em atividades profissionais no interior do estado para complementar a renda.

No Hospital da Mulher a situação é mais crítica, o centro de saúde mais uma vez está esvaziado. Inicialmente construído para funcionar como Socorrão III ainda na gestão de Jackson Lago, hoje o prédio está sendo sucateado. No Hospital da Criança é que são observadas algumas melhorias, mas sofre com os mesmos problemas dos Socorrões, a diretora é ausente.

As Unidades Mistas de São Luís não funcionam, uma obra lançada ainda em julho da Unidade Mista do Coroadinho era para ter sido concluída em setembro, mas até o momento não terminou. Denúncias informam que o Socorrinho do São Francisco está praticamente parado e assim todo o sistema municipal.

De fato, César Félix pode optar por não ir, o que seria a pior opção, mas ir a Câmara Municipal, explicar o inexplicável também não vai adiantar muito, melhor ele ir lá, admitir as falhas e pedir ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *