A coerência de Edivaldo Holanda Júnior

Desde que assumiu a prefeitura de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) afirmou que iria trabalhar em um tripé sustentado no diálogo, transparência e trabalho. Características perfeitas para um governo e para ficar apenas no discurso, mas o prefeito vem mostrando, dia após dia, que essa será a tônica do seu governo e aquele que não estiver disposto a segui-la vai estar fora, mesmo que isso lhe custe cortar na própria carne.
Edivaldo Holanda Júnior prega a retidão de sua equipe na administração municipal
A queda do José Silveira evidencia esse fato, uma vez que o ex-secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, era indicação direta do seu pai, o Edivaldo Holanda Braga. Imagina o quão difícil é tirar alguém indicado pelo próprio pai? Mas o Júnior não pensou duas vezes e acredito que nem seu progenitor teria a audácia de impedir que Silveira fosse exonerado da administração municipal, uma vez que a lisura e a idoneidade são as marcas dessa administração.  
Silveira é o primeiro caso de corrupção no alto escalão e que servirá de exemplo para os demais. O ex-secretário não foi exonerado por fazer várias dispensas, mas por beneficiar empresas de sua família, o que abalou a idoneidade da administração Edivaldo Holanda Júnior. 
Os outros secretário que deixaram a administração municipal, com exceção de Deborah Baesse e Felipe Camarão, deixaram os cargos por falta de inaptidão e trabalho, os quais não apresentaram resultados e foram da mesma forma exonerados, evidenciando que o tripé anunciado por Edivaldo ainda no começo de sua gestão, está sendo mantido e assim irá permanecer.
O prefeito assim como outros administradores tem suas falhas, porém virtudes são apresentadas e vem marcando seu trabalho, fazendo com que exista uma coerência dentro do executivo, que prega a lisura pública.
Edivaldo não erra em trocar de secretários, quando acha que é necessário, cometeria um engano sim, se mantivesse nomes em sua equipe, que não demonstrassem mais a confiança ou capacidade para trabalhar e dialogar com a população.
Reclamar que o prefeito de São Luís troca de forma costumeira seus secretários é melhor do que falar que Edivaldo mantém A ou B, simplesmente por conveniência ou amizade, mesmo sabendo de todos os problemas que passam por trás daquele nome. É semelhante ao jogo de futebol, se o jogador continua saindo todo dia para balada, chega tarde no treino, não acerta o gol no jogo, qual o sentido faz em mantê-lo?
Pois bem, Edivaldo Júnior comanda São Luís como uma visão que vai para muito mais além. O prefeito, pelo menos na minha leitura, tem a proposta de deixar um legado para a população e mostrar que existe uma forma de governar fazendo uma política limpa, evidenciando que existe uma certeza que impera na administração municipal: não há espaço para corrupção.

1 thought on “A coerência de Edivaldo Holanda Júnior

  1. Precisamos transformar a política no Maranhão.

    Mais importante do que tapar buracos, asfaltar ruas, ou construir pontes, é mostrar para a população que é possível fazer política de forma séria, seguindo a lei e os princípios da Administração Pública.

    Governar assim não é fácil e leva tempo. Só quem já participou do processo de elaboração de uma licitação sabe o quanto é difícil e demorado se quisermos seguir a lei e conseguir efetivamente concretizar o interesse público da melhor forma possível. Leva meses, pois estamos lidando com o dinheiro público e tudo tem que ser feito de forma transparente, devidamente motivada e respeitando todos os princípios da Administração.

    Não é de aparições mirabolantes, bravatas ao microfone, inaugurações de obras mal feitas, condenadas legalmente e estruturalmente, serviços contratados às pressas “pra inglês ver”, dispensas de licitação e contratações emergenciais comprometidas com interesses de particulares que se faz uma boa administração.

    Precisamos deixar de ser imediatistas e pensar no que é duradouro. No que fica.

    A cidade precisa de cuidados, não há dúvidas. Porém, mais do que tudo, a cidade precisa de pessoas honestas, dignas, sérias, comprometidas com os ideais de cidadania e com os verdadeiros valores democráticos.

    Precisa de políticos que sirvam de exemplo às pessoas comuns.

    Precisa voltar a ter uma cultura perdida há décadas atrás, quando a cidade era chamada de Atenas Maranhense.

    Precisa recuperar o orgulho, há muito perdido, de se ser ludovicense.

    Precisamos transformar a política do Maranhão.

    São muito poucos os que estão verdadeiramente dispostos a isso. Não é com palavras que mudam as pessoas. É com atitudes. Diz um velho provérbio oriental que confiamos mais nos olhos do que nos ouvidos.

    Prestemos mais atenção ao que acontece, e não ao que dizem.

    Tudo o que vi até agora sobre a administração de Edivaldo Junior só depõe a seu favor.

    Continuo dando a nosso prefeito meu voto de confiança, e depositando minhas expectativas e esperanças de que estejamos vendo uma nova forma de se administrar no Maranhão.

    A confiança é algo que demora muito a nascer, mas se perde em segundos.

    Gosto do que estou vendo e continuo confiando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *