Responsabilidade do caos na Administração Penitenciária é de responsabilidade de Aluísio Mendes

Aluísio Mendes, secretário estadual de Segurança Pública, foi o responsável pela indicação do delegado Sebastião Uchôa para assumir a secretaria de Justiça e Administração Penitenciária,  pois acreditava que a SEJAP deveria fazer parte do sistema de Segurança e ser controlado pela SSP. Acabou convencendo a governadora e no inicio de fevereiro foi feito o anúncio da troca do então conceituado secretário Sérgio Tamer pelo atual.

Sérgio Tamer conduzia bem a SEJAP

Desde que Uchôa assumiu, praticamente todos os dias os noticiários são infestados por notícias de mortes nas Casas de Custódia e no Complexo Penitenciário de São Luís. Não existe mais um controle sobre essa situação.

Vale lembrar que sob a administração de Sérgio Tamer, a SEJAP desenvolvia uma positiva política de ressocialização de detentos do sistema carcerário maranhense. Ao todo foram mais de oito parcerias que propiciaram emprego e cursos profissionalizantes a mais de 200 internos.

Todas as ações de ressocialização tinha como objetivo principal o cumprimento da Lei de Execução Penal (LEP), cujo intuito é a reinserção do preso no meio social. Previsto na LEP, o processo de ressocialização do interno acontece mediante as ações de saúde, educação, religiosa, social, psicológica e outras.

O ex-secretário de Estado de Justiça e da Administração Penitenciária, Sergio Tamer, deixava claro que ele trabalhava com a palavra chave “parceria” para que essa política pudesse ser colocada em prática. “Em virtude das parcerias com o poder judiciário, Ministério Público e outros órgãos seja público ou privado, é que esses trabalhos de reintegração social acontecem”, afirmava Tamer.

Está faltando essa visão que o Sérgio Tamer tinha para SEJAP, porém Aluísio Mendes deveria 

assumir a responsabilidade e tomar para si, a tentativa de resolver o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *