Serra impõe condições para participar de prévias do PSDB

O ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou na última quarta-feira (21), após reunião com senadores do PSDB, em Brasília, que poderá apresentar sua candidatura às prévias internas do partido para escolher o candidato à presidência da República em 2014. Ele condicionou a sua participação a três fatores: a abrangência dos militantes que participarão da escolha; os prazos para a realização das prévias; e as condições de competitividade, dando direitos iguais a todos os postulantes à vaga. “Se esses fatores forem respeitados, serei sim candidato”, declarou ele.

José Serra quer prévias antes do prazo final para
trocas de filiações partidárias. Ele pode ir ao Serra

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), passou rapidamente no encontro para cumprimentar Serra e não acompanhou as declarações do ex-governador. Mas já havia dito que não iria se pronunciar mais sobre o tema. “O que eu tinha de falar, eu já falei ontem (terça-feira)”.

Na terça, Aécio disse que concorda com a realização das prévias, desde que haja mais de um pré-candidato ao Planalto. Mas frisou que elas só acontecerão após o prazo de filiação partidária (5 de outubro de 2014), e precisam ser avalizadas pela Executiva Nacional do partido. Ao delimitar que a consulta será realizada após o término do prazo de filiação partidária, Aécio sepulta a expectativa de Serra de uma definição interna a tempo de, em caso de derrota, filiar-se a outro partido “provavelmente o PPS” 2014 e disputar o Planalto.
Serra tentou minimizar o impacto das declarações do senador. “Aécio fala como presidente do partido, não como pré-candidato à presidência”. Para o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), Serra ainda avalia politicamente a melhor decisão. “Ele quer ter a certeza se a filiação trará condições de disputa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *