Discussões políticas podem ter agravado estado de saúde de José Sarney e senador deve se retirar da vida política

O ex-presidente José Sarney (PMDB) já não vigora de uma boa saúde faz tempo. Desde o ano passado em que o senador precisou, por duas vezes, ficar internado, após passar mal, o político maranhense vem apresentando uma queda na qualidade de vida no quesito saúde. Porém mais do que a idade avançada, o fator desgaste político tem contribuindo com essa situação. Prestes a findar o seu terceiro mandato consecutivo de senador pelo Amapá, Sarney ainda tenta impor seu poder para garantir vitórias políticas em 2014, porém sua influência pode estar prestes do fim ou pelo menos ser diminuída.
José Sarney em atividade em 2011 e em recente aparição este ano
No Maranhão, estado em que nasceu, José Sarney ainda é o principal do grupo governista, ele continua sendo a grande voz e articulista do conjunto que pretende vencer as eleições do próximo ano, tendo a frente o secretário estadual de Infraestrutura, Luís Fernando (PMDB). Porém ao passo que comanda todas essas estratégias e impõe sua influência em Brasília, o patriarca da família Sarney tem que administrar disputas políticas dentro do seu grupo, as quais acabam não sendo expostas para não passar a impressão de racha no grupo.
Porém discussões internas entre os governistas podem estar abalando a saúde de Sarney. No último sábado, o peemedebista pode ter participado de sua atividade política no estado. O ex-presidente participou da reunião que anunciou o nome de Luís Fernando como pré-candidato ao governo, por conta da desistência do ministro das Minas e Energias, Edison Lobão (PMDB).
Especialistas da área da saúde, dizem que é perfeitamente possível a recuperação de Sarney do quadro de saúde, que ele enfrenta no momento, porém após sua melhora, ele deve ficar debilitado e acabar “sumindo” do cenário político, concluindo seu mandato até o próximo ano e se esquivando de embates políticos com intuito de preservar sua saúde.
Caso isso ocorra, o grupo que governa o estado, pode acabar se dividindo, uma vez que aquele que sempre encerrou as disputas internas, pode acabar ficando de fora do cenário. 
Enquanto isso, José Sarney está internado no setor de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, após sentir febre e tremores na noite de quinta-feira (01). Segundo o boletim médico, o senador apresenta derrame pleural bilateral, infiltrado intersticial e opacificação da base do pulmão direito. Em resumo significa uma infecção pulmonar.

1 thought on “Discussões políticas podem ter agravado estado de saúde de José Sarney e senador deve se retirar da vida política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *