“Encontro com o Mercosul em São Luís” promove debate sobre a importância do Mercosul para o Maranhão


Com a presença do ministro Luis Dulci (Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República) e da governadora Roseana Sarney, será realizado no dia 9/10, em São Luís, o “Encontro com o Mercosul”. O evento tem o objetivo de divulgar o Mercosul nos estados brasileiros, principalmente do Norte e Nordeste, e estimular a participação das organizações da sociedade civil e das autoridades locais no debate dos temas relativos à integração regional.

O “Encontro com o Mercosul” faz parte de um ciclo de seminários organizado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Parlamento do Mercosul e o Foro Consultivo Econômico-Social do Mercosul, órgão de representação dos setores produtivos e sociais do Bloco. Desde 2005 já aconteceram edições do evento em seis capitais – Recife, Salvador, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro.

O evento em São Luís

O evento contará com a participação de autoridades do Governo Federal e Estadual, bem como de representantes dos Ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, responsáveis pelas negociações com o Mercosul nas suas respectivas áreas de atuação.

Participarão, ainda, representantes do Parlamento do Mercosul e do Foro Consultivo Econômico e Social do Mercosul, que acompanham o processo regional nas perspectivas da integração política e social.

Os diversos temas que serão tratados têm como principal objetivo proporcionar reflexões sobre uma maior inserção do Estado do Maranhão na integração regional. Entre eles estão, o potencial do Porto de Itaqui para o comércio regional; os direitos sociolaborais e a integração produtiva dos trabalhadores; e as relações entre turismo, cultura e geração de renda.

Comitê Estadual

O comitê é formado pelo Governo do Estado, Central Única dos Trabalhadores – CUT, Federações Estaduais da Indústria – FIEMA e da Agricultura – FAEMA, Fecomércio, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Maranhão – FETAEMA, Força Sindical, Sebrae, Universidade Federal do Maranhão e União Geral dos Trabalhadores – UGT.

Inscrições:
As inscrições para o “Encontro com o Mercosul” em São Luis são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico:
[email protected]

Outras informações:
Data: 9/10/2009
Horário: 8h30 às 18h
Local: Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Avenida Jerônimo de Albuquerque s/nº.
www.planalto.gov.br/sec.geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *